Instagran Studio Grabowsky Facebook Studio Grabowsky

BLOG STUDIO GRABOWSKY

A tradição dos vidros de Murano

sexta-feira, 18 agosto , 2017

Apesar de tratar-se de um pequeno arquipélago nas proximidades de Veneza, Murano é também sinônimo de vidros fabricados artesanalmente com técnicas desenvolvidas ao longo de centenas de anos.
 
Durante o séc. XIII todos os vidreiros de Veneza se mudaram para as ilhas de Murano (alguns dizem que o motivo era prevenir incêndios de grandes prporções, outros que….) concentrando em uma pequena área todos os artesãos da região com o mesmo ofício.
 
No séc XIV, com o auge do poder e influência da República de Veneza, as embarcações venezianas cruzavam o Mediterrâneo comercializando produtos de toda sorte, e seus belos cristais rapidamente ganharam fama por toda a Europa.
 
Diversos clãs de vidreiros passaram seus conhecimentos adiante por gerações, e desenvolveram técnicas específicas, de difícil domínio, que muitas vezes funcionam como a “assinatura” de determinada casa.
 
Em meados do séc. XX, durante o período pós-guerra, o comércio com as Américas impulsionou a retomada econômica na região e, ao mesmo tempo, tornou os vidros de Murano um objeto de desejo entre as famílias abastadas do Novo Mundo. A técnica de Murano também se espalhou por todos os continentes através de novos fabricantes, capazes de produzir em maior escala cristais no mesmo estilo. Por isso, em 1994, os vidros originais de Murano passaram a receber o selo DOC (Denominação de Origem Controlada), que atesta sua origem.
 
Mesmo com novas fábricas à todo vapor, peças antigas e originais são especialmente apreciadas pelos admiradores desta arte. Assinaturas originais de vidreiros que fizeram escola como Archimede Seguso, Dino Martens, Barovier e Venini, são até hoje valorizadas por um público crescente porém seleto de apreciadores.
 

Murano Barovier & Toso

Murano Barovier & Toso


 

Vasos de Murano Venini


 
Vaso de Murano Dino Martens

Vaso de Murano Dino Martens


 
Candelabro de Murano Seguso

Candelabro de Murano Seguso


 
 

Publicações Recentes